Decoração

Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento

Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento

O trabalho remoto já vinha ganhando espaço no país nos últimos anos, mas a pandemia da Covid-19 impulsionou essa modalidade de uma maneira sem precedentes. E pelo que mostram diversas pesquisas, a tendência vai se consolidar e muitos profissionais não vão retornar aos escritórios – pelo menos não todos os dias, no modelo tradicional. Por isso, é preciso pensar em como organizar o home office, principalmente se você mora em um local com espaço mais limitado, como um apartamento.

Para você ter uma ideia, um estudo da Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, mostrou que, mesmo quando a pandemia acabar, a intenção de 84,2% dos líderes entrevistados é continuar com o trabalho remoto. Outra pesquisa, realizada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), apontou que grande parcela das empresas consultadas (56,7%) pretende adotar um modelo híbrido após a pandemia, mesclando o home office com encontros presenciais.

5 dicas de como organizar o home office no apartamento

Diante do que vimos, o home office realmente será uma opção de trabalho consolidada no pós-pandemia, tanto de forma integral quanto híbrida. Então, se a sua empresa pretende seguir com esse modelo, o ideal é começar a preparar o seu espaço para deixá-lo adequado às suas necessidades profissionais e pessoais.

É isso mesmo: o seu “novo escritório” precisa comportar as atividades do trabalho, sendo confortável o suficiente para que você possa desempenhá-las da maneira correta e mantendo uma boa performance, mas também é necessário que este espaço esteja adequado à rotina da casa, para não atrapalhar os outros moradores e nem ser uma distração para você. Pensando em tudo isso, confira as 5 dicas que separamos para você organizar o home office no seu apartamento:

1 – Estabeleça o espaço do home office

Independentemente se você mora com outras pessoas ou não, trabalhar em casa exige disciplina, então, é importante delimitar o espaço que será destinado às suas atividades profissionais. No caso de existir um cômodo livre, é possível usá-lo para montar o escritório, porém, você também pode usar outras áreas para organizar o home office no apartamento, como um espaço na sala, no quarto ou na sacada.

O importante é encontrar um local mais reservado e tranquilo para que você possa focar nas tarefas diárias do trabalho. Para demarcar a área do home office, você pode usar algumas estratégias, como colocar um biombo para ganhar mais privacidade ou até mesmo pintar a parede com uma cor diferente, fazendo, assim, uma divisão visual dos ambientes.

Mas fique atento às cores. Cores mais frias e sóbrias, como azul, verde e violeta, tendem a estimular as tarefas de concentração, enquanto as cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja, estimulam as atividades físicas e criativas.

2 – Invista na ergonomia

As regras ergonômicas são fundamentais para evitar males causados pela jornada de trabalho, como dores nas costas, problemas visuais e dores nos pés, e essenciais para garantir o seu bem-estar durante o home office. O computador ou notebook deve estar posicionado de modo que os olhos possam ver toda a tela sem precisar de movimentos bruscos da cabeça.

A cadeira deve estar em uma altura na qual seus pés estejam apoiados, de preferência em um descanso próprio. Além disso, o antebraço deve estar em posição paralela ao chão na hora de digitar. Esse ponto também envolve ter uma mesa bem regulada com a sua altura. Não que seja necessário comprar um móvel novo, mas na hora de improvisar é importante encontrar algo compatível com a sua altura, a regulagem da cadeira e a tela do computador.

3 – Preste atenção na iluminação

Ainda pensando em ter um ambiente adequado para o trabalho, é preciso ficar atento à iluminação. O ideal é sempre optar pela luz natural, mas se não for possível, usar uma luminária de mesa ou um abajur ajuda bastante a equilibrar a luminosidade. No entanto, é importante ficar atento às sombras e ao excesso de claridade, pois os dois casos podem prejudicar a visão.

Por isso, na hora de escolher a lâmpada para a iluminação artificial, dê preferência para as de tonalidade branca neutra de 4.000 K, posicionando a luminária ou abajur de modo que a luz não atinja a tela do computador de forma direta, o que acaba com os reflexos. E evite as lâmpadas de cores amareladas, pois apesar de deixarem o ambiente mais aconchegante, elas podem deixar você menos disposto para o trabalho.

Como organizar o home office

4 – Tenha locais para armazenamento

Se na empresa cada coisa tem seu lugar, por que seria diferente no home office, não é mesmo? Para garantir que o trabalho seja produtivo, é fundamental estar com o ambiente organizado e ter acesso fácil aos itens necessários. Assim, além de manter a casa limpa, é importante contar com espaço para armazenar documentos, anotações e itens de papelaria, por exemplo.

Estantes, gaveteiros e caixas organizadoras são ótimas alternativas para deixar tudo acessível e aumentar a praticidade. Porém, são mais indicados para quem tem um cômodo dedicado ao trabalho. Se você tem que dividir o escritório com outro espaço dentro do apartamento, uma boa aposta são prateleiras ou nichos de parede.

Também é possível usar pequenos porta-trecos em cima da mesa para organizar canetas, pendrives e todo tipo de pequenos objetos que, geralmente, acabam se espalhando pelos cantos. O armazenamento é importante porque também ajuda a delimitar o espaço, caso contrário, o seu trabalho pode acabar se esparramando por todo o apartamento.

5 – Pense em móveis multifuncionais como alternativa

Os móveis multifuncionais são ótimos aliados para ajudar a organizar o home office em apartamentos que, justamente por terem espaços mais limitados, na maioria das vezes, precisam do máximo de otimização. Você pode encontrar mesas dobráveis, que deixam a área livre durante o período em que não estiver trabalhando, ou ainda mesas e puffs baús, que possuem local para armazenamento.

Outras peças interessantes são os móveis com rodinhas e os desmontáveis, que podem ser facilmente movimentados pela casa. Esses modelos são ideais para quem gosta de mudar um pouco de ambiente no home office, além de facilitar o dia a dia de quem não tem muito espaço e trabalha em um cômodo compartilhado. Já para quem tem uma área própria para o escritório, o ideal mesmo é ter móveis planejados e sob medida para otimizar o cômodo.

Conheça opções de apartamentos para ter um home office exclusivo

Bom, agora se você acha que mesmo com todas as adaptações a sua casa atual não comporta o seu novo estilo de trabalho, está na hora de buscar um novo apartamento com área suficiente para abrigar de maneira confortável os projetos pessoais e profissionais.

Neste caso, um imóvel com três ou quatro dormitórios, para que um deles possa ser convertido em escritório, é a melhor alternativa. Dessa forma, os projetos do trabalho não precisam invadir nenhuma parte do espaço familiar e, ao mesmo tempo, você garante que terá um local preparado para realizar suas atividades com a qualidade e a produtividade esperadas.

Aqui na Concretur, temos o lugar perfeito para as suas necessidades: o Residencial Class. Com plantas que oferecem três ou quatro quartos, sempre com uma suíte, além de opções com amplos terraços, esse é um investimento que precisa ser levado em consideração por quem o home office será uma realidade no pós-pandemia. Entre em contato com a gente e venha conhecer o empreendimento!

Voltar

Conteúdos

Veja Também

Navegue
Entenda por que 2021 é um bom ano para investir em imóveis
Mercado imobiliário

Entenda por que 2021 é um bom ano para investir em imóveis

Ler sobre
Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios
Construção civil

Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios

Ler sobre
Você sabe por que a espera para split é um diferencial de uma obra?
Construção civil

Você sabe por que a espera para split é um diferencial de uma obra?

Ler sobre
Como fazer a avaliação do imóvel: 5 pontos para analisar antes da compra
Mercado imobiliário

Como fazer a avaliação do imóvel: 5 pontos para analisar antes da compra

Ler sobre
Empreendimentos em condomínio: como funcionam e suas principais características
Mercado imobiliário

Empreendimentos em condomínio: como funcionam e suas principais características

Ler sobre

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp