Decoração

Como garantir o conforto térmico dentro do apartamento no verão

Como garantir o conforto térmico dentro do apartamento no verão

Com a temporada de verão batendo à nossa porta, começam a surgir as preocupações com as altas temperaturas. Além dos tradicionais cuidados para manter o corpo saudável, é importante também ficar atento ao local onde você mora para garantir o conforto térmico necessário ao seu bem-estar, pois ninguém gosta de ficar em um ambiente abafado por muito tempo, não é mesmo? Para ajudá-lo nessa missão, separamos algumas alternativas que você pode aplicar agora mesmo.

Antes, vamos dar só uma passadinha pelo conceito de conforto térmico para entendermos a sua importância. Ele ocorre quando o nosso corpo fica em equilíbrio com o meio que o envolve. Quer dizer, se o local estiver muito quente, o nosso corpo vai gastar muita energia para se resfriar. Isso não é bom, pois reduz as reservas de água, sais minerais, entre outras substâncias que precisamos. Quando o corpo e o ambiente estão em harmonia, não existe esforço extra, só a sensação de bem-estar.

Confira 4 soluções simples para ter conforto térmico

Bom, existem várias maneiras de trazer conforto térmico para dentro do apartamento e garantir um ambiente confortável para todo mundo nos dias mais quentes do ano. É possível investir em uma boa reforma e usar materiais que vão assegurar ambientes mais frescos, como o porcelanato e a cerâmica. Também dá para instalar um sistema de refrigeração, com aparelhos split nos cômodos principais. Ou até mesmo pensar em isolamento nas paredes e outras técnicas.

No entanto, não é esse o nosso objetivo aqui neste texto. O que queremos é indicar soluções mais simples e práticas que vão ajudar você a conseguir o conforto térmico de uma forma mais rápida e com um investimento não tão alto. E, claro, que você mesmo possa fazer! Vamos lá?

1 – Aposte no uso de plantas

As plantas podem e devem ser usadas para melhorar o clima dentro de casa. Você já percebeu, com certeza, como é mais confortável andar embaixo das copas das árvores nas ruas em dias quentes e ensolarados, certo? Pois é, esse efeito de refrescar o ambiente não ocorre somente com a sombra, a respiração de uma planta resfria o ar a sua volta. Além disso, ela também retém a umidade do orvalho, da chuva ou de uma rega, o que ajuda a aliviar a temperatura ao seu redor.

Por isso, apostar no uso de plantas é bastante interessante para garantir mais conforto térmico. Você pode colocar vasos na sala, cozinha e quartos, desde que as espécies sejam adequadas aos espaços, por conta de questões como luz e ventilação. Se o apartamento tiver sacada ou for no estilo garden, uma ótima alternativa é montar um pequeno jardim mesmo, com variados tipos de folhagens e flores. Quanto mais verde, melhor!

2 – Evite a entrada da luz direta

Pode parecer algo banal, que a gente nem se dá conta, mas manter as cortinas fechadas auxilia muito a refrescar a casa. Isso porque essa medida ajuda a bloquear a entrada dos raios solares, evitando que eles batam diretamente dentro dos cômodos.

Cortinas com blecaute podem ser ótimas aliadas para isso, desde que usadas com a parte branca virada para o lado de fora, pois desta forma o calor é refletido para o exterior. Outra alternativa é colocar películas de controle solar refletivas nos vidros das janelas. E ainda é importante que os móveis não fiquem expostos ao sol, pois eles acumulam muito calor e podem ficar danificados.

3 – Invista em tapetes e cortinas

Utilizar cortinas e tapetes é uma das formas mais práticas de trazer conforto térmico para o seu apartamento nos dias quentes de verão. Além de serem peças muito fáceis de inserir nos ambientes, eles também podem dar aquele toque especial que estava faltando na sua decoração.

Em relação aos tapetes, escolha modelos mais finos, que usam corda, palha ou fibras de algodão, pois ajudam a diminuir o calor. Sobre as cortinas, dê preferência aos tecidos mais leves e vazados, que permitam a entrada do vento, mas bloqueiem a luz. É interessante ainda que elas sejam de cor clara ou neutra, assim o calor é refletido, não absorvido. Se as suas cortinas forem escuras, uma boa opção é trocar apenas o forro por panos mais claros.

4 – Deixe o ar circular

E, claro, é fundamental que o ar possa circular dentro do apartamento. Assim, é possível reduzir, ou até mesmo eliminar, a sensação de abafamento. Deixar as janelas abertas é importante para que a brisa entre e o ar quente não fique preso. Porém, não se esqueça de barrar a luz do sol ― lembre-se sempre das cortinas para deixar o calor do lado de fora.

Você também pode aproveitar ventiladores, que ajudam na ventilação e na circulação do ar. Coloque o aparelho para girar no sentido anti-horário, pois assim ele fará com que o ar se mova de forma mais suave, fazendo o efeito de brisa.

Além dessas soluções simples, práticas e rápidas, você tem mais alguma sugestão que usa aí no seu apartamento para manter o conforto térmico? Compartilhe com a gente nos comentários! Agora, se você está mesmo é procurando um apartamento que ofereça algumas praticidades para o dia a dia, inclusive que facilitem esse equilíbrio entre corpo e ambiente, nós podemos ajudar você.

A Concretur tem empreendimentos que contam com uma infraestrutura que busca garantir esse conforto térmico, como espera para split, piso porcelanato, sacada e até fachada ventilada. Para saber mais sobre os nossos imóveis, acesse nosso site ou chame a gente no WhatsApp. Nossa equipe está à disposição para atendê-lo e tirar as suas dúvidas!

Voltar

Conteúdos

Veja Também

Navegue
5 ideias práticas de decoração de Natal para apartamento
Decoração

5 ideias práticas de decoração de Natal para apartamento

Ler sobre
Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades
Decoração

Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades

Ler sobre
Confira 4 dicas para aproveitar a sacada do apartamento de modos diferentes
Decoração

Confira 4 dicas para aproveitar a sacada do apartamento de modos diferentes

Ler sobre
Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento
Decoração

Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento

Ler sobre
Salas de estar e jantar integradas: 6 dicas para ter um espaço harmonioso
Decoração

Salas de estar e jantar integradas: 6 dicas para ter um espaço harmonioso

Ler sobre

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp