NOSSO BLOG

Voltar

Confira 4 dicas para aproveitar a sacada do apartamento de modos diferentes

18/03/2024

Para muitas pessoas, ela não é uma prioridade. Para outras, é impossível pensar em morar em algum lugar sem a presença dela. A questão é que contar ou não com a sacada do apartamento depende muito da necessidade de quem mora no imóvel, certo? O que podemos dizer, com certeza, é que este é um espaço que pode ser usado de diferentes maneiras para atender aos mais variados desejos.

Por isso, o primeiro passo é entender o que você tem. Qual é o formato da sacada do seu apartamento? Ela é aberta ou fechada? Que tipo de piso possui: madeira ou cerâmico? O condomínio permite fazer mudanças, como pendurar suportes nas paredes ou deixar mobília exposta acima do alambrado, por exemplo? Conhecendo todos esses detalhes, chega o momento de partir para o segundo passo: o planejamento do que fazer com o espaço.

Dicas para organizar a sacada do apartamento

Agora que você sabe o que pode ou não fazer conforme as regras do condomínio e o tipo de estrutura que tem disponível, vamos ajudá-lo com a segunda etapa: planejar como vai funcionar a sacada do apartamento. Para isso, separamos algumas dicas pensando na necessidade e também na vontade do morador, que vão desde toques de decoração até questões mais funcionais — o restante fica por conta da criatividade de cada um! Olha só:

1 – Espaço para relaxamento

Muitas pessoas aproveitam a sacada do apartamento para criar um ambiente propício para relaxar, tanto sozinhas quanto com os amigos. Nesse sentido, a recomendação é utilizar uma iluminação leve e indireta junto com cores suaves e em tons pastéis. É interessante também acrescentar velas aromáticas e plantas, que, além da beleza, deixam um perfume suave no ar.

Para que o aconchego seja completo, use e abuse de puffs, poltronas, cadeiras estofadas, almofadas e tudo mais que possa ampliar a sensação de conforto. Se o espaço permitir, você também pode montar uma mesinha para tomar o café da manhã ou fazer um lanche da tarde bem tranquilo. Só fique atento aos tipos de materiais para o caso da sua sacada ser aberta ― alguns não são resistentes à água ou se degradam mais rápido com excesso de sol.

Se você gosta de música ambiente, ainda pode providenciar uma caixinha de som para o local. Mas nada que fique parecendo uma balada, certo? A ideia é manter o clima relaxante, então foque em uma playlist mais calma e que tenha relação com o seu gosto pessoal.

2 – Escritório em casa

Muitas pessoas estão investindo em um espaço para o home office, uma vez que está cada vez mais comum trabalhar em casa de maneira integral ou em uma parte da jornada. E a sacada do apartamento pode ser um bom lugar para montar um escritório. Em imóveis que contam com sacada no quarto, por exemplo, este pode ser o espaço ideal.

Como se trata de um lugar de trabalho, que provavelmente terá equipamentos eletrônicos, móveis, papéis e outros itens relacionados ao dia a dia de um escritório, é necessário que a sacada seja fechada. Mas como também é interessante aproveitar a luz natural, o melhor é fazer o fechamento com vidro e optar por cortinas caso seja preciso barrar o sol nos horários mais extremos. Para o trabalho noturno, uma boa luminária pode ajudar.

Para os móveis e a decoração, tudo vai depender do tamanho da sacada e da sua necessidade. Se você lida com muitos documentos e precisa de armazenamento, investir em armários sob medida é a melhor alternativa para deixar tudo organizado. Agora, se você depende apenas de um computador e uma agenda, pode deixar o espaço mais descontraído, com uma mesa e uma cadeira confortável. O seu bom gosto é que manda!

3 – Horta própria

Não é porque você mora em um apartamento que não pode se dar ao luxo de ter a própria horta. É isso mesmo! Com criatividade e um pouco de mão na terra é possível ter na sacada do apartamento ervas para temperos, plantas medicinais e até algumas hortaliças. Antes de começar a plantar, verifique primeiro se a sacada recebe luz solar direta ou indiretamente, pois as plantas precisam de, pelo menos, 4 horas de sol por dia para se desenvolverem.

Você pode organizar as plantas em vasinhos e colocá-los em prateleiras ou fazer uma horta vertical direto na parede. Também existe a possibilidade de fazer mini canteiros dentro de caixotes ou vasos grandes. Na dúvida, pesquise em sites especializados ou peça dicas nas próprias lojas agropecuárias onde você for adquirir as mudas das plantas.

4 – Varanda gourmet ou barzinho

Para muita gente, cozinhar é uma forma de prazer, então, investir em uma varanda gourmet pode ser uma ótima opção para ocupar a sacada do apartamento e usá-la para receber familiares e amigos. Já se a sua praia não é muito cozinhar, mas você adora receber mesmo assim, a sacada pode ser transformada em um barzinho super aconchegante.

Para os imóveis que já contam com churrasqueira na infraestrutura, o interessante é se concentrar nas estruturas de apoio, como uma pequena bancada para o preparo dos alimentos, mesa e cadeiras para receber convidados e, se possível, até uma estante ou armário para guardar utensílios. Se não houver a churrasqueira, o proprietário terá que escolher o tipo de equipamento que melhor atende seus objetivos, de acordo com o espaço disponível, como um fogão, um forno, uma churrasqueira elétrica, entre outros.

Já se a opção for pelo barzinho, o legal é ter uma bancada para preparar drinks e aperitivos e trocar o forno e o fogão por um frigobar e uma adega climatizada. Assim, não é necessário ficar entrando e saindo do apartamento para buscar as comidas e bebidas. E, claro, é bem interessante ter uma estante para guardar os copos e travessas. O mais importante, no entanto, é deixar o espaço agradável para se divertir junto com a família e os amigos.

E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que elas possam ajudar você a organizar a sacada do seu apartamento para desfrutá-la da melhor maneira possível. Continue também acompanhando nosso blog para conferir os outros artigos sobre decoração e as novidades sobre o mercado da construção civil!