Decoração

Entenda o que é decoração sustentável e como ter no seu apartamento

Entenda o que é decoração sustentável e como ter no seu apartamento

O primeiro passo para entender a decoração sustentável é saber que não se trata apenas de um conceito estético, mas, sim, de uma forma de compor e organizar um apartamento para que ele esteja em equilíbrio com o meio ambiente. Afinal, como todo mundo sabe, é urgente que todos façam a sua parte para poupar as matérias-primas naturais, visando o bem-estar do ser humano e da natureza.

A essência da decoração sustentável tem como base a teoria dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Com isso, busca-se a recuperação da natureza com um baixo impacto ambiental, possibilitando uma melhor qualidade de vida para todos com sustentabilidade.

Mas o que significa sustentabilidade?

Sustentabilidade significa apoiar, sustentar, conservar e cuidar. A ideia trata da relação que temos com a natureza e da maneira como interagimos com o meio ambiente. E seu objetivo é preservar o planeta e os recursos naturais para que não acabem.

Para isso, a sustentabilidade se apoia em três pilares: a preocupação social, a ambiental e a econômica. Mas o que isso quer dizer na prática? Que ao escolher os itens para compor a decoração sustentável do seu apartamento, independentemente do cômodo, você deve pensar:

  • Como aquele produto impacta a sociedade, o que inclui a maneira como foi produzido, se fere questões sociais (como trabalho análogo à escravidão), entre outros;
  • Como ele atinge o meio ambiente, seja durante a produção, seja no descarte;
  • Como ele interfere na economia da região ou do país como um todo.

De forma geral, é fazer escolhas que, ao mesmo tempo, atendam às suas necessidades funcionais e de conforto e não prejudiquem a natureza, ajudando a preservá-la.

Confira dicas de como ter uma decoração sustentável

Agora que o conceito de decoração sustentável ficou mais claro, que tal conferir algumas dicas que separamos? Você vai se surpreender e perceber que reduzir, reutilizar e reciclar não significa apenas fazer novos usos de garrafas pet!

1 – Aposte sempre nas plantas

Pode parecer bem clichê, mas uma decoração sustentável precisa contar com o apoio de plantas. Além de decorativas, elas deixam o ambiente fresco e arejado. Você pode criar um jardim vertical na sacada do apartamento, por exemplo, utilizando madeira de demolição (reutilizada) ou paletes. Se optar pelos vasos, que eles sejam de um material durável e reciclável, para serem deixados em estantes, no chão ou cima de mesas, conforme o gosto de cada um.

Decoração sustentável

Em relação às plantas, elas podem ser ornamentais, como samambaias, suculentas e bromélias, bastante indicadas para apartamentos, pois podem ser cultivadas dentro de casa. Mas também plantas funcionais, para serem usadas no preparo dos alimentos no dia a dia. É possível usar a estrutura vertical na varanda para montar uma horta e, assim, incorporar alimentos orgânicos à rotina com mais facilidade.

Quando bem cuidadas, as plantas podem durar anos. E conforme a espécie e época do ano, elas podem dar um toque diferente à decoração, por conta da floração e do crescimento das folhas. Além disso, são fundamentais para garantir ambientes mais frescos e aconchegantes. Por isso, são sempre uma boa aposta quando falamos em decoração sustentável.

2 – Faça compras conscientes

É claro que a ideia central aqui é reaproveitar o que já se tem, mas como estamos falando de decoração, sempre vai haver uma ou outra peça que você gostaria de comprar ou mesmo que precisa ser adquirida. E não há mal nenhum nisso, fique tranquilo. Só é preciso ficar atento ao consumismo e escolher o quê e onde comprar do melhor jeito.

Em muitos brechós e bazares, por exemplo, você encontra móveis, eletrodomésticos e acessórios antigos que podem dar um toque especial e, até mesmo, um estilo vintage para a sua decoração sustentável. Assim, evita-se comprar novos objetos feitos de materiais que agridem o meio ambiente, além de reutilizar um item que iria para o lixo.

Mas, caso você prefira comprar os novos, aposte na compra consciente e sustentável. No caso de móveis de madeira, dê preferência para marcas que utilizam material de reflorestamento ou de demolição. Outra opção é escolher materiais sustentáveis, como fibra natural. Para cortinas, almofadas e demais tipos de estofado, prefira os tecidos naturais, como o algodão ou linho.

Dica: procure por selos ou certificações eco-friendly. Com todo o movimento de consumo consciente, as empresas estão reformulando seus processos para atividades mais sustentáveis, o que dá a elas o título de eco-friendly ou amiga da natureza (em tradução livre). Isso significa que os produtos e serviços dessas empresas costumam ter origens sustentáveis, ou seja, obedecem critérios ecologicamente corretos, como uso de madeira de reflorestamento e reaproveitamento de recursos naturais.

3 – Fique atento às pequenas reformas

Muitas vezes, a mudança na decoração passa por pequenas reformas ou trocas de equipamentos e acessórios. E neste ponto também existe a possibilidade de cuidar do meio ambiente. Um ponto super importante é a troca das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou pelas de LED, que consomem muito menos energia ― além de cuidar do meio ambiente, o seu bolso também vai agradecer!

Outra questão são as tintas. Muitas vezes, basta mudar a cor de uma parede para renovar um ambiente. Mas você sabia que existem tintas que não contém materiais tóxicos ou derivados de petróleo? É isso mesmo! Além da composição diferenciada, elas são formuladas com matérias-primas naturais, ou seja, pintura ecologicamente correta. Se você tem alergia ou procura uma tinta menos agressiva ao meio ambiente, a opção tinta ecológica é totalmente válida. Ah, e vale lembrar que são tão boas e duráveis quanto as tradicionais.

4 – Tenha um novo olhar sobre os objetos

É claro que tudo o que falamos até agora faz parte de uma decoração sustentável, mas podemos dizer que aqui chegamos à sua ideia principal: ter um novo olhar sobre o mesmo objeto, sair do lugar comum, reaproveitar. A dica é colocar a criatividade para funcionar e repensar as diversas funções para um único item antes dele ir para o lixo. Desse jeito, além de praticar uma atitude sustentável, você terá uma decoração cheia de personalidade e, o que é melhor, exclusiva!

E isso tem até um nome: Do it yourself (DIY) ou Faça você mesmo. É possível dar um novo uso para os mais variados objetos, basta usar a imaginação. Em muitos casos, uma pequena mudança já é o suficiente para ter um resultado incrível. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você mesmo faça peças de decoração sustentável. Confira:

  • Carretel industrial: eles podem ser transformados em ótimos banquinhos. Pinte a base na sua cor preferida e aproveite a parte superior como assento. Para isso, você pode decorar com papel ou tecido de parede ou, se preferir, pode fazer uma almofada, para deixar mais confortável.
  • Escada: tanto faz se for de madeira ou de metal, com uma boa pintura, a escada pode se transformar em prateleira no quarto para colocar livros ou objetos de decoração ou no banheiro para organizar toalhas e outros acessórios.
  • Paletes: com um tampo de vidro ou de pedra, os paletes podem ser transformados em mesa de centro. Também podem ser adaptados como cabeceiras de cama, com a opção de mesinhas laterais combinando. Outra alternativa é usar o material como base e colocar futtons em cima para transformar em um sofá confortável e sustentável.
  • Garrafas de vidro: aproveite as garrafas para usar tanto como vasos quanto para decoração em forma natural. Hoje em dia, é possível decorá-las das mais variadas maneiras, como pintar, colar gravuras, escrever frases, entre outras. Use sua imaginação e aproveite a variedade de formatos e tamanhos.

E sabe o que é melhor? Nunca é tarde para começar a colocar em prática a decoração sustentável, basta você querer. E lembre-se, ela cabe em todos os cômodos de um apartamento, tanto na parte interna quanto na externa, e ficaria linda em qualquer um dos empreendimentos da Concretur!

Esperamos que este artigo ajude você a se inspirar para deixar sua casa cada vez mais com o seu jeito. E para ficar por dentro de outras novidades sobre decoração e o estilo de morar e viver bem, continue acompanhando os canais da Concretur. No nosso blog e em nossas redes sociais, nós sempre trazemos conteúdos exclusivos sobre este universo.

Voltar

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp