Construção civil

Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios

Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios

A fachada é um dos elementos mais importantes de um projeto, afinal, estamos falando do cartão de visitas de uma construção, daquilo que vai chamar atenção à primeira vista. Agora, você já pensou em juntar o útil ao agradável? É exatamente isso que uma fachada ventilada faz! Essa estrutura, que funciona como uma segunda casca e normalmente gera um efeito estético muito bonito, é uma maneira inovadora e muito eficiente de alcançar conforto térmico e reduzir os gastos com energia elétrica nas edificações.

Como funciona o mecanismo da fachada ventilada

O princípio básico usado na fabricação de uma fachada ventilada é o seu sistema de juntas abertas. Esse sistema é o responsável por permitir que o espaço entre as placas não receba vedação completa nas aberturas inferiores e superiores. Dessa forma, ocorre a criação de uma câmara de ar entre o revestimento e a parede.

Essa cavidade tem, em média, largura entre 8 e 12 centímetros, o que acelera a circulação de ar, em um processo chamado de efeito chaminé, que garante que o ar quente suba e dê mais espaço para o ar fresco. Essa constante circulação do ar na fachada ventilada faz com que as paredes não sofram superaquecimento e mantenham a temperatura ambiente agradável.

Na prática, podemos dizer que a fachada ventilada funciona como um grande ventilador natural no interior da estrutura, usando a física para trazer mais conforto térmico a quem está na parte interna da construção.

As vantagens de usar a fachada ventilada

Agora que você já entendeu o que é uma fachada ventilada e como é o seu sistema de funcionamento básico, está na hora de conhecer as vantagens de contar com essa estrutura no seu empreendimento. Separamos os 4 principais benefícios na lista abaixo. Confira:

1 – Economia energética

A principal vantagem da fachada ventilada é, sem dúvida, a melhora no comportamento energético do edifício. Como haverá um resfriamento natural do ambiente, a temperatura tende a ficar mais equilibrada, dispensando o uso de equipamentos de ar-condicionado, o que acaba gerando economia no consumo de energia elétrica.

2 – Melhora do isolamento térmico e acústico

Você não vai economizar somente na conta de luz. Com a fachada ventilada, também é possível melhorar o isolamento acústico e térmico, o que reflete em um maior conforto no interior do prédio.

3 – Ambiente mais saudável

Além de aumentar o conforto dos moradores, o sistema está de acordo com as exigências básicas de salubridade quanto à higiene, saúde e proteção do meio ambiente, pois reduz a umidade, facilita a limpeza e a manutenção e pode ser feito com materiais reciclados, diminuindo a geração de resíduos.

4 – Durabilidade técnica

Esse sistema evita as radiações diretas e os desgastes meteorológicos sobre as paredes e lajes, protegendo-as das patologias que afetam os edifícios construídos com sistemas tradicionais. Quando é planejada e instalada por profissionais, conforme todos os requisitos técnicos, a fachada ventilada também auxilia no controle da entrada da água da chuva, eliminando o risco de infiltrações, uma das causas mais frequentes de deterioração nas construções.

Fique de olho nas novidades

Aqui na Concretur, fazemos o projeto e a aplicação da fachada ventilada em imóveis já prontos. Mas nosso objetivo não é parar por aí! Para os próximos anos, temos várias novidades em relação a esse sistema que vão deixar tanto os nossos empreendimentos quanto as ruas de Criciúma ainda mais bonitas e sustentáveis.

Por isso, vamos retomar o assunto fachada ventilada aqui no blog, para mostrar quais são os modelos que podem ser aplicados, os materiais disponíveis no mercado, entre outros. E, claro, contar tudo o que a Concretur está preparando. Continue nos acompanhando e seja o primeiro a saber das novidades!

Voltar

Conteúdos

Veja Também

Navegue
Localização do imóvel: 5 dicas para comprar na melhor área da cidade
Mercado imobiliário

Localização do imóvel: 5 dicas para comprar na melhor área da cidade

Ler sobre
Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil
Construção civil

Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil

Ler sobre
Você sabe por que a espera para split é um diferencial de uma obra?
Construção civil

Você sabe por que a espera para split é um diferencial de uma obra?

Ler sobre
Empreendimentos em condomínio: como funcionam e suas principais características
Mercado imobiliário

Empreendimentos em condomínio: como funcionam e suas principais características

Ler sobre

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp