Construção civil

Confira 5 dicas para fazer uma eficiente gestão do tempo no canteiro de obras

Confira 5 dicas para fazer uma eficiente gestão do tempo no canteiro de obras

Gerenciar a construção de um prédio é uma tarefa que exige dedicação e controle. Por isso, é preciso lançar mão de alguns artifícios para que ao final do período estabelecido de trabalho tudo esteja pronto e dentro do padrão de qualidade exigido. Uma boa estratégia é fazer a gestão do tempo no canteiro de obras, pois assim é possível trabalhar com previsibilidade, evitando atrasos e outros problemas.

O primeiro movimento é estabelecer um cronograma, que vai funcionar como uma linha do tempo para as várias atividades que precisam ser feitas na obra, sendo a entrega do prédio pronto a última delas. Portanto, o ideal é que todos os passos e prazos definidos sejam seguidos à risca para evitar qualquer complicação até a entrega.

Por isso, na hora de elaborar o cronograma, é fundamental ficar atento a, pelo menos, três pontos: finanças, clima e fornecedores. Afinal, para construir é preciso ter dinheiro, caso contrário, a obra para. Então, organize as etapas conforme a entrada de dinheiro em caixa ou o aporte de recursos para que não haja intervalos desnecessários, que interfiram no bom andamento da construção.

Também é necessário considerar a previsão do tempo da região. Períodos com grandes volumes de chuva que coincidam com etapas da obra como escavação, fundação ou até mesmo o acabamento, por exemplo, podem ocorrer atrasos. Assim, é importante prever no cronograma dias extras para essas adversidades.

É interessante, ainda, sempre ficar atento aos fornecedores. Vamos falar mais deles depois, porém, é essencial que no cronograma constem os períodos de entrega de materiais e quais são os fornecedores de cada etapa. Dessa maneira, é possível sincronizar os insumos disponíveis com as respectivas fases, evitando períodos de espera, trabalhadores de braços cruzados e, consequentemente, prejuízos.

5 dicas para fazer a gestão do tempo no canteiro de obras

Ter as atividades planejadas e organizadas em uma planilha ou sistema ajuda a conhecer as demandas e necessidades do projeto, mas para que tudo dê certo, é fundamental colocar a mão na massa e acompanhar tudo de perto. Confira 5 ações que vão ajudar na gestão do tempo no canteiro de obras:

1 – Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores

Uma obra demanda a atuação de muitos fornecedores: de elétrica, hidráulica, fundação, arquitetura, materiais diversos, documentação e muitos outros. Por isso, é essencial manter um bom relacionamento com todos eles para assegurar que os prazos sejam cumpridos.

O período para cada fornecedor fazer sua entrega na obra deve ser rigorosamente atendido porque muitas ações ocorrem em sequência, com uma dependendo da outra. O gestor da obra deve manter contato permanente com esses parceiros e, caso seja necessário, comunicar-se com eles para compensar ou apertar prazos perdidos em alguma etapa.

2 – Use a tecnologia como aliada

Poder contar com o apoio da tecnologia é uma das vantagens de tocar grandes obras hoje em dia. Mas para ter resultados mais eficazes, tanto no dia a dia da construção quanto na gestão do tempo no canteiro de obras, é preciso que os recursos tecnológicos sejam usados de maneira estratégica.

Por meio de softwares de gestão de projetos, os responsáveis podem acompanhar cada etapa de perto, recebendo mensagens com orientações e alertas. No mesmo sentido, um sistema financeiro facilita o controle e o fechamento de contas conforme os períodos estipulados. E não podemos deixar de citar o WhatsApp, não é verdade? Até porque essa ferramenta é capaz de tornar a comunicação na obra mais eficiente. Quer dizer, tenha a tecnologia sempre ao seu lado!

3 – Trabalhe com previsibilidade

Há diversos feriados ao longo do ano, mas você sabe quantos vão atingir o andamento da sua obra? O terreno onde será construído o prédio precisa de terraplenagem, retirada de árvores ou derrubada de uma edificação antiga? Você já cuidou de toda a documentação necessária, como licenças, alvarás e afins? Em algum momento você vai precisar interromper o trânsito?

Quando falamos na montagem de um cronograma, estamos falando exatamente desses detalhes. Querer ter tudo organizado e saber o que fazer e quando fazer não é uma prática exagerada, mas ser previsível. Uma obra requer cuidados minuciosos que precisam ser previstos e providenciados com cuidado e antecedência. Não é à toa que a previsibilidade é essencial para uma gestão do tempo efetiva.

4 – Utilize a pontualidade como valor para a equipe

O cumprimento dos prazos de uma construção não deve ser responsabilidade somente do gestor da obra. A pontualidade precisa ser um valor enraizado em toda a equipe. Para tanto, durante as reuniões de repasse das atividades, os prazos devem ser expostos, assim como os eventuais problemas e as ações corretivas, quando necessárias.

Os trabalhadores devem ser estimulados a cumprir as datas de entrega e a sempre perseguir bons resultados. Aquela velha cultura de que “uma obra sempre atrasa” jamais deve rondar as boas equipes e estar atrelado ao nome de uma construtora. O objetivo deve ser aquele que foi acordado no contrato para que todos ganhem.

5 – Trabalhe sempre com especialistas

Improviso e ambiente de obra são dois conceitos que não combinam. Em alguns locais, existe sempre aquele espertinho que, para cumprir prazos, pode propor soluções milagrosas para alguns serviços, mas as empresas profissionais nunca devem optar pela gambiarra. Por isso é tão importante contar com equipes especializadas em cada tipo de serviço.

Aqui na Concretur, por exemplo, você encontra profissionais com anos de experiência dentro e fora do país. Além disso, quando escolhemos nossos parceiros e fornecedores, optamos por aqueles com qualidade comprovada no mercado, que sabemos que não vão nos deixar na mão. Tanto é assim que, em toda nossa história, entregamos nossos empreendimentos dentro do prazo estimado e com todos os atributos esperados.

Para conhecer melhor a nossa história e tudo o que podemos oferecer, acesse nosso site! E se quiser conhecer nossos empreendimentos, clique no botão abaixo. Temos ótimas opções disponíveis com entregas garantidas para 2022, 2023 e 2024!

Voltar

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp