Mercado imobiliário

Investir no segundo imóvel: quando vale a pena e como fazer isso?

Investir no segundo imóvel: quando vale a pena e como fazer isso?

Investir no segundo imóvel pode ser uma excelente oportunidade para aumentar o patrimônio de qualquer pessoa. Afinal de contas, o mercado imobiliário, normalmente, apresenta um ótimo potencial de crescimento. Além disso, a compra de um imóvel traz várias chances de ganhos extras, como a valorização do bem para revenda e o aluguel para terceiros. Mas quando vale a pena investir? Siga com a gente e entenda tudo em detalhes!

Quando vale a pena investir no segundo imóvel

Como estamos falando em aumentar o capital, vamos destacar em quais casos a ideia de comprar um segundo imóvel pode ser muito interessante:

  • Gerar renda: Ter um imóvel para gerar renda é sempre uma alternativa de investimento atraente, pois os valores dos aluguéis variam conforme o mercado. Geralmente, os índices de reajuste são maiores do que muitas aplicações de renda fixa e, em alguns casos, até de renda variável. É claro que, no momento da compra, é preciso fazer as contas e estimar o valor a ser desembolsado e a rentabilidade mensal que o imóvel poderá oferecer. Também é importante lembrar que haverá um ganho com a valorização ao longo dos anos. Nesse sentido, imóveis localizados nos melhores bairros, com alta procura por locação, costumam ser opções de investimento atraentes e seguras.
  • Aproveitar oportunidades de lançamentos: Comprar um imóvel em um lançamento tem algumas vantagens, como fechar o negócio por um valor mais vantajoso. Neste caso, a valorização costuma ser considerável quando o empreendimento é entregue. Mas esta opção só funciona se o comprador não tiver pressa em usufruir do imóvel. Quem pode esperar um pouco, consegue prestar atenção nos lançamentos e encontrar neles uma boa alternativa para investimento.
  • Formar patrimônio: Há investidores que, já tendo o seu imóvel quitado, compram um segundo visando formar patrimônio e uma fonte de renda na aposentadoria. Caso haja tempo suficiente para dar uma entrada no imóvel e usar o pagamento do seu aluguel para quitar as parcelas, após um determinado prazo, o imóvel estará 100% quitado. Depois, todo o valor do aluguel se transformará em uma renda complementar. E com a vantagem de o imóvel ampliar o patrimônio pessoal e ganhar valor de mercado ao longo dos anos!

Se diante do que falamos até aqui você viu que está na hora de aproveitar uma boa oportunidade para investir no segundo imóvel, chegou o momento de procurar a melhor alternativa. E nós separamos algumas boas dicas para ajudar você nessa missão.

O que considerar na hora de investir no segundo imóvel

Para investir no segundo imóvel, é preciso pensar em alguns fatores para fazer o melhor negócio possível, afinal, a ideia aqui é alavancar os seus ganhos e não aumentar suas despesas, certo? Então, na hora de fazer a compra, é importante ficar atento a alguns aspectos importantes. Elencamos 3 deles, que consideramos os principais:

1 – Tamanho

Observar o tamanho é fundamental, pois ele influencia bastante no preço final. É sempre bom analisar se o maior imóvel é a melhor escolha, já que tudo vai depender de quais são os seus planos para aquele espaço. Se o objetivo é valorizar para vender, talvez mais metros quadrados sejam uma opção mais vantajosa.

No entanto, se a meta é ter rendimentos por meio de aluguel, é preciso analisar o público que você busca: casais com filhos, recém casados sem filhos, pessoas solteiras, entre outros. O número de inquilinos que você pretende ter é que vai ditar o tamanho do imóvel que deve ser procurado como investimento. Pensando assim, fica mais fácil planejar a compra.

2 – Localização

O local do imóvel está diretamente ligado ao objetivo da compra. A definição do bairro, por exemplo, possivelmente vai passar pelo público que você quer buscar para alugar o seu apartamento. Então, é importante observar as características dos bairros onde existem empreendimentos disponíveis para venda.

Se a sua intenção é alugá-lo durante todo o ano, a proximidade com o comércio e os serviços talvez seja o mais adequado. Caso o foco sejam famílias com crianças, locais com escolas e cursos extracurriculares podem chamar mais a atenção. Se o foco estiver em jovens estudantes e universitários, o ideal é buscar bairros que ofereçam estruturas educacionais mais avançadas.

Lembre-se que se você souber escolher, um imóvel tem ótimo potencial de valorização no longo prazo. Para isso, é preciso encontrar locais que estão em pleno crescimento. Ou seja, que estão recebendo investimentos em infraestrutura pública e outros empreendimentos comerciais, como supermercados e até novos condomínios.

3 – Preço por metro quadrado

É importante ficar atento ao custo-benefício do imóvel, ou seja, ao quanto o seu dinheiro está pagando por metro quadrado. Muitas vezes, o investidor foca somente no preço final e não se dá conta de que está pagando mais por metro quadrado em um apartamento menor, o que não é um bom negócio.

Por isso, sempre faça as contas detalhadamente e confirme a metragem do imóvel e o preço final do empreendimento. Na dúvida, busque auxílio de um profissional.

4 – Forma de pagamento

Outro item que pode fazer a diferença na hora de fechar um bom negócio é a forma de pagamento. Hoje, o mercado imobiliário oferece algumas alternativas para quem quer investir no segundo imóvel, mas todo cuidado é pouco. Um apartamento que inicialmente tem um valor menor pode acabar se tornando mais caro na entrega justamente por conta da forma de pagamento escolhida.

Há no mercado, por exemplo, empreendimentos que trabalham apenas com parcelamento CUB, quer dizer, o valor é corrigido de acordo com o aumento do CUB. Existem outros que trabalham no modelo de parcela A e B, sendo a parcela A referente ao valor da entrada (20% a 30% do valor do imóvel) e a parcela B o restante do valor pago, geralmente financiado com a construtora a juros de 0,75% ao mês mais a correção monetária ou por meio de financiamento bancário.

5 – Qualidade

Imóveis novos têm menos chances de apresentar problemas. Já os usados merecem mais atenção aos detalhes. Por isso, uma dica na hora de investir no segundo imóvel é avaliar o estado de conservação dele. A necessidade de reparos não significa que ele tenha que ser descartado como opção logo de primeira. Isso, inclusive, pode servir como vantagem para obter um desconto no preço.

No momento de analisar o apartamento, verifique o sistema hidráulico abrindo torneiras e chuveiros. Também ligue e desligue os disjuntores para testar o sistema elétrico. E ainda confira bem todas as paredes para tentar encontrar rachaduras e infiltrações. Se possível, solicite um relatório do edifício com um arquiteto ou engenheiro. Assim você se sentirá bem mais seguro com a compra.

Esperamos que as nossas dicas ajudem você a investir no segundo imóvel de forma segura. E se quiser conhecer opções de empreendimentos com tamanhos variados e em localizações privilegiadas em Criciúma, venha conversar com a gente! Entre em contato direto pelo WhatsApp ou mande um e-mail para comercial@concretur.com.br. Estamos à disposição para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

Voltar

Conteúdos

Veja Também

Navegue
Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades
Decoração

Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades

Ler sobre
Como fazer a avaliação do imóvel: 5 pontos para analisar antes da compra
Mercado imobiliário

Como fazer a avaliação do imóvel: 5 pontos para analisar antes da compra

Ler sobre
Confira 5 dicas para fazer uma eficiente gestão do tempo no canteiro de obras
Construção civil

Confira 5 dicas para fazer uma eficiente gestão do tempo no canteiro de obras

Ler sobre
Empreendimentos em condomínio: como funcionam e suas principais características
Mercado imobiliário

Empreendimentos em condomínio: como funcionam e suas principais características

Ler sobre
Entenda o que é CUB e qual é sua função na construção civil
Mercado imobiliário

Entenda o que é CUB e qual é sua função na construção civil

Ler sobre
Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios
Construção civil

Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios

Ler sobre

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp