Construção civil

Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil

Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil

Um dos tópicos que sempre entra em discussão no momento de avaliar a compra ou o aluguel de um apartamento é a quantidade de barulho que pode haver ali, especialmente aquele que vem dos vizinhos de cima, como saltos de sapatos, objetos caindo no chão, crianças correndo e por aí vai. Por isso, poder contar com o auxílio da manta acústica para piso já no projeto da obra é um diferencial que precisa ser levado em consideração.

Siga com a gente e entenda o que é uma manta acústica para piso, alguns tipos que estão disponíveis no mercado e também os benefícios de ter essa estrutura em seu apartamento! Ah, só para deixar claro, existem mantas e revestimentos para isolar outras partes de uma obra, como paredes geminadas e até paredes dentro da própria residência. No entanto, como não é nosso objetivo falar desses componentes, não entraremos nesses detalhes aqui, combinado?

O que é uma manta acústica para piso?

A manta acústica para piso é um material desenvolvido para promover a atenuação acústica de ambientes por meio da absorção dos impactos causados no chão, evitando que sua vibração passe por ressonância para o apartamento de baixo. De forma geral, as mantas são feitas com materiais porosos e leves, com alto poder de absorção das ondas sonoras. Entre eles, podemos destacar a lã de vidro, a lã de rocha, a espuma de poliuretano e a espuma de polietileno.

Isso tudo é usado para diminuir os ruídos e as vibrações que são passadas de uma unidade para outra através do piso, garantindo mais conforto e privacidade para os moradores e, muitas vezes, ajudando a evitar problemas entre os vizinhos. Então, acredite, ter um bom isolamento no piso pode assegurar uma vida tranquila para quem vive em um condomínio!

Tipos de manta acústica

Existe uma grande variedade de marcas e modelos de mantas acústicas no mercado. O tipo ideal vai depender das especificações e do objetivo de cada obra. A seguir, destacamos os que são mais comuns e mais usados nas construções atualmente. Confira:

  • Manta acústica sob contrapiso

Manta acústica - contrapiso flutuante

Muito fino, mas denso, esse tipo de manta é uma solução eficiente para diminuir os ruídos de impacto. As características de sua matéria-prima fazem com que apresente alta resistência à compressão, garantindo performance e segurança do piso a longo prazo. Como possui alta densidade, permite executar contrapisos menos espessos e aditivados, tornando a instalação mais produtiva.

Em obras novas, essa manta acústica é instalada no processo de construção, entregando lajes com atenuação acústica. Os moradores só percebem a sua existência pelo conforto que traz ao ambiente. Em imóveis antigos, ela pode ser instalada, porém, neste caso, é necessária uma reforma. Geralmente, as mantas são coladas na laje e depois é aplicada uma camada de contrapiso por cima. Com isso, a superfície está pronta para ser coberta com qualquer tipo de acabamento, seja cerâmico, seja vinílico. A vantagem desta manta acústica é que, no caso de apartamentos antigos, não é necessário um contrapiso.

  • Manta acústica sobre a laje

Manta acústica sobre laje

Em obras que não usam contrapiso, a manta deve ser colada na laje e o piso deve ser assentado sobre ela. Como vantagens desse processo, destacam-se a garantia de espessura e densidade constante, além de facilidade e limpeza na instalação.

 

 

 

 

  • Manta acústica para pisos laminados, cimentados e outros

Manta acústica para pisos laminados

No caso dos laminados, a manta acústica é um importante elemento para garantir ao piso aderência e durabilidade, já que ajuda a corrigir falhas e imperfeições que podem afetar o contrapiso. A manta é colocada sobre o contrapiso limpo e livre de materiais soltos e o piso é instalado sobre a manta. O que determina qual manta deve ser usada é o tipo de contrapiso.

Nos pisos cimentados não térreos, o recomendado é usar manta ecológica, pois ela retém a umidade e absorve as irregularidades de contrapisos cimentados. Já pisos cimentados não térreos em pedra, cerâmica ou vinil precisam de uma manta de alta densidade, que, ao ser instalada, reduz significativamente os ruídos, trazendo maior conforto acústico aos ambientes.

Em relação aos pisos térreos de madeira, pedra, cerâmica e vinil, a manta reciclada é a mais indicada, pois possui canaletas que ajudam na circulação do ar e da umidade, além de ser sustentável, já que é feita com manta reciclada flexível de polietileno.

A obrigatoriedade do uso da manta acústica

Para as obras que foram aprovadas a partir de julho de 2013, o uso da manta acústica ou de alguma estrutura que garanta a absorção dos impactos causados no piso se tornou obrigatório com a entrada em vigor da Norma de Desempenho NBR 15.575. Aqui na Concretur, por enquanto, as obras em andamento não estão sujeitas a esta obrigatoriedade, visto que os projetos são anteriores a esta data.

Porém, como nosso objetivo é sempre entregar obras de qualidade, garantindo os melhores investimentos imobiliários para a região, a manta acústica foi incluída nos projetos do Residencial Supreme e do Torre Vienne. Dessa forma, os futuros moradores não vão precisar se preocupar com o barulho vindo dos vizinhos, pois nossas lajes contam com atenuação acústica suficiente para que eles possam desfrutar do conforto e da praticidade de seus apartamentos.

Para saber mais sobre os nossos empreendimentos, entre em contato com a gente ou acesse o nosso site. A nossa equipe está sempre à disposição para atendê-lo!

Voltar

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp