Decoração

Confira 5 programas de TV para inspirar na decoração da sua casa

Confira 5 programas de TV para inspirar na decoração da sua casa

O fim do ano chegou e é o momento de relaxar e descansar um pouco, certo? Há inúmeras atividades que podem ser feitas: passeios ao ar livre, leituras, maratonas de séries e por aí vai. A nossa dica, claro, tem relação com imóveis e construções, mas prometemos que é super divertida. Que tal conferir programas de TV para inspirar na decoração do seu apartamento? Quem sabe você não se anima para uma transformação em 2022!

Programas de TV para inspirar na decoração

Nossa intenção não é incentivar você a copiar o que é apresentado nestes programas, mas, sim, que eles sirvam de inspiração para deixar a sua casa mais aconchegante, funcional e arrumada. Por isso, além dos tradicionais programas de reforma, que nos dão ótimas dicas de decoração, também buscamos aqueles que evitam o quebra-quebra.

Aproveitem a super seleção que fizemos. Temos certeza que a diversão está garantida!

1 – Decora 

Por conta da pandemia do coronavírus, o Decora virou Decore-se em suas duas últimas temporadas, ganhando uma roupagem nova sob o comando da arquiteta Stephanie Ribeiro. Desta vez, os próprios moradores colocaram a mão na massa para transformar um ambiente da casa seguindo as orientações e o projeto da profissional.

Porém, o Decora é uma dos programas de reforma e decoração mais antigos do gênero feitos no país. Está no ar desde 2011 no canal GNT, sendo a arquiteta Bel Lobo sua primeira apresentadora. Também já estiveram à frente do programa o designer Marcelo Rosenbaum e o arquiteto Maurício Arruda, que deixou o comando da atração em 2020.

Em cada episódio, um cômodo de um imóvel é escolhido (casa, apartamento, loja, entre outros) para ganhar uma transformação total. As mudanças ocorrem ao longo de uma semana e tudo é feito do zero, desde piso, pintura de paredes, iluminação até a colocação de móveis e objetos de decoração. A ideia é sempre deixar o ambiente bonito, mas também funcional para as pessoas que vão usá-lo.

Além de assistir os episódios da temporada atual na programação da GNT, você pode ver as temporadas anteriores no Globoplay.

2 – 24 horas pra redecorar

Seguindo aquele estilo americanizado de renovação em poucos dias, em março de 2020 estreou no canal HGTV, da rede Discovery, o 24 Horas pra Redecorar, comandado pelo arquiteto e decorador Renato Mendonça. A missão do programa é transformar um dos cômodos da casa, utilizando pelo menos 50% dos móveis e objetos que já estão ali, em um período de 24 horas.

Para cumprir o desafio, o apresentador aposta na disposição otimizada da mobília, na organização dos objetos ― entre os itens comprados e os já existentes no acervo da família ― e em uma pintura que conjugue os demais elementos do ambiente. Enquanto a reforma acontece, Mendonça compartilha seus segredos profissionais e dá dicas de decoração ao público e aos moradores.

Em novembro do mesmo ano, só que no Discovery Home and Health, estreou o 24 Horas pra Redecorar: Profissionais, derivado no primeiro programa que precisou se adaptar também por conta da pandemia. Aqui, duas famílias que têm, entre seus membros, um profissional do ramo da decoração ― podendo ser arquiteto ou designer de interiores ― criam seus próprios projetos para transformar um dos ambientes de suas casas. Mendonça atua como consultor à distância.

É possível assistir os episódios na programação normal dos canais HGTV e Discovery Home and Health e também Discovery+.

3 – Santa Ajuda

Fugindo um pouco do quesito reforma, mas indo ao encontro da decoração, temos o Santa Ajuda, da personal organizer Micaela Góes. Tudo bem que aqui não temos exatamente um programa de design de interiores, mas ele é bem interessante para quem está precisando dar aquela organizada na casa ou em um cômodo e não sabe por onde começar. O objetivo da apresentadora é ensinar as pessoas, com dicas simples e orientações do tipo “faça você mesmo”,  a arrumar espaços que muitas vezes acreditamos não ter mais jeito.

No ar desde 2011, o Santa Ajuda já esteve na casa de pessoas comuns, artistas e influencers. Já contou com a participação de convidados especiais para ajudar na arrumação e até a avó da Micaela, com quem ela diz que aprendeu muito sobre arrumação, já deu pitacos em algumas temporadas. Muita gente acha que a Micaela é a Marie Kondo brasileira, mas seus estilos são bem diferentes. Apesar da nossa personal organizer também acreditar que a acumulação não seja saudável, ela não é uma adepta do minimalismo da apresentadora japonesa.

O Santa Ajuda é exibido pela GNT durante a programação normal do canal e as temporadas anteriores podem ser vistas no Globoplay.

4 – Irmãos à obra

Bom, não colocamos no topo da lista, mas podemos dizer que Irmãos à Obra é o programa de reforma mais conhecido da TV, sem medo de errar. Quem nunca sonhou com uma cozinha em conceito aberto que atire a primeira pedra (rsrs). Brincadeiras à parte, o reality dos irmãos Jonathan e Drew Scott estreou nos Estados Unidos em 2011 e, hoje, já é visto em cerca de 160 países por milhões de pessoas.

No formato original, Jonathan, que é empreiteiro licenciado, apresenta casas para pessoas que querem comprar, mas não podem pagar o valor por uma casa pronta. Então, dá opções de como podem ser reformadas. Drew, que é corretor, faz o seu trabalho de encontrar as casas que são apresentadas e, posteriormente, negocia a compra para os interessados. Quando tudo dá certo, Jonathan coloca a mão na massa e entrega a casa pronta para morar.

Após algumas temporadas seguindo essa receita de sucesso e com a audiência sempre subindo, tanto os irmãos quanto a própria Discovery acabaram lançando outros formatos para o mesmo programa. Eles já reformaram casas de pessoas para vender, competiram reformando casas cujo lucro da venda foi revertido para a caridade, ajudaram a reformar casas em Nova Orleans depois dos desastres climáticos e até remodelaram a casa do Drew e da Linda antes deles se casarem.

Nas duas últimas temporadas, investiram em situações mais acolhedoras, que envolveram ainda mais o emocional das pessoas e dos telespectadores. Na penúltima, os irmãos Scott convidaram celebridades para homenagear pessoas especiais em suas vidas por meio de uma reforma em algum lugar de suas casas. Nomes como Viola Davis, Brad Pitt, Melissa McCarthy e Rebel Wilson mostraram que design e bom gosto é algo que todo mundo pode ter em casa.

E por último, Jonathan e Drew estão no comando do Irmãos à Obra: Lar sempre Lar, em que eles têm a missão de ajudar casais a transformar um imóvel em um lar definitivo, onde possam criar raízes e passar o resto da vida com conforto e tranquilidade.

A série faz sucesso por seu apelo à vida real e pelas dicas de decoração e reforma práticas, possíveis de serem feitas em casa. Jonathan tem um senso estético muito apurado e os episódios sempre trazem uma diversificação bem grande de estilos, então é bem fácil se inspirar em móveis e objetos de decoração.

Você assiste os irmãos Scott ao longo da programação normal do Discovery Home and Health e também Discovery+.

5 – Ame-a ou deixa-a Vancouver

Outro programa que virou um queridinho dos programas de decoração é Ame-a ou Deixa-a Vancouver, que também tem versões americana e australiana. O mote do programa é que um casal precisa escolher entre ficar na casa após a reforma feita pela arquiteta Jillian Harris ou sair, mudando-se para outro imóvel escolhido junto com o corretor Todd Talbot.

Em exibição desde 2008 pelo Discovery Home and Health, também é um programa que dá muitas ideias para reformar e decorar a casa. Apesar de sempre serem escolhidas casas, as dicas de decoração, especialmente o uso de cores e as combinações de móveis feitos pela Jillian, cabem perfeitamente em muitos espaços que encontramos em apartamentos.

É bastante comum, por exemplo, ela trabalhar com terraços e varandas que podem ser uma ótima inspiração para sacadas e giardinos. As suas famosas cozinhas em conceito aberto também conseguem ser adaptadas, pois nossos apartamentos já oferecem plantas nesse modelo sem a necessidade de reforma e de quebrar paredes.

Você assiste a Jillian e o Todd ao longo da programação normal do Discovery Home and Health e também Discovery+.

Esperamos que este artigo ajude você a relaxar, a se divertir e, quem sabe, a se inspirar para deixar seu apartamento cada vez mais com o seu jeito. E para ficar por dentro de outras novidades sobre decoração e o estilo de morar e viver bem, continue acompanhando os canais da Concretur. No nosso blog e em nossas redes sociais, nós sempre trazemos conteúdos exclusivos sobre este universo.

Voltar

Conteúdos

Veja Também

Navegue
Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades
Decoração

Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades

Ler sobre
Como garantir o conforto térmico dentro do apartamento no verão
Decoração

Como garantir o conforto térmico dentro do apartamento no verão

Ler sobre
Confira 4 dicas para aproveitar a sacada do apartamento de modos diferentes
Decoração

Confira 4 dicas para aproveitar a sacada do apartamento de modos diferentes

Ler sobre
Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento
Decoração

Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento

Ler sobre
Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios
Construção civil

Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios

Ler sobre
Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil
Construção civil

Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil

Ler sobre

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp