Decoração

Salas de estar e jantar integradas: 6 dicas para ter um espaço harmonioso

Salas de estar e jantar integradas: 6 dicas para ter um espaço harmonioso

Demorou um pouco, mas a tendência das salas de estar e jantar integradas chegou para ficar no Brasil, especialmente em apartamentos, independentemente do tamanho. Tanto é assim que já é raro vermos um projeto em que esses dois cômodos estejam totalmente separados. Esse conceito traz inúmeras vantagens, pois garante amplitude ao ambiente, além de proporcionar uma convivência mais intimista e agradável aos moradores e convidados.

O melhor de tudo é que a maioria das plantas dos novos empreendimentos segue a ideia das salas de estar e jantar integradas, muitas vezes com a opção de incluir até mesmo a cozinha em uma única composição. Porém, para algumas pessoas, ainda é um pouco difícil pensar de que forma é possível compor esses espaços para que eles sejam aconchegantes e funcionais sem perder o estilo.

Por isso, reunimos neste artigo 6 dicas para você ter uma sala de estar integrada a de jantar de modo harmonioso e refinado. Anote aí!

1 – Faça uma parede de destaque usando revestimento diferente

Queremos um ambiente integrado e em harmonia, mas não sem graça, certo? Por isso, é importante que exista um ponto de destaque dentro dele, para que sirva, inclusive, de base para o restante da decoração. Aqui, sugerimos que o foco seja em uma parede, de preferência aquela onde esteja posicionada a mesa de jantar ou o sofá.

O revestimento pode ser em 3D, madeira, cobre, metal ou mesmo um papel de parede diferenciado. A escolha vai depender do seu estilo e da personalidade que você pretende dar ao ambiente geral. O revestimento em 3D sugere modernidade, enquanto a madeira oferece uma sensação de aconchego e calor. Metal e cobre conferem à parede um ar de mais sofisticação.

Apenas tome cuidado para não compor uma parede com aparência muito exagerada. É interessante que exista algum elemento em comum com as demais paredes, para que criem uma unidade e, ao mesmo tempo, indiquem os diferentes espaços.

Revestimento de parede

2 – Use uma luminária imponente na sala de jantar

Apostar na iluminação, além de garantir um charme extra ao ambiente, também assegura a funcionalidade que você precisa. Por isso, outra forma inteligente de integrar a sala de estar com a de jantar e manter os espaços delimitados é investir em uma ou mais luminárias poderosas. Mas poderosas mesmo! Daquelas que chamam a atenção e dão importância e significado à mesa.

Uma luminária imponente, com design diferenciado, ajuda a marcar o espaço da sala de jantar e pode ser composta com outras peças de iluminação mais discretas pelo ambiente. Você ganha com uma boa luminosidade e também com a decoração, que com certeza ganhará destaque se as peças forem bem escolhidas e combinadas.

Luminária

3 – Divida os ambientes com a mobília

Por mais que estejamos falando em integração, ainda assim há quem deseje criar uma forma de divisão dos ambientes. Para desenhar essa linha visual, você pode recorrer aos móveis de maior porte. O mais comum é usar o sofá, posicionando-o de forma a dividir a sala de estar e a de jantar. Para complementar, é possível usar aparadores de sofá para apoiar itens de decoração, como luminárias, arranjos de flores e porta-retratos.

Mobília de separação

4 – Aposte em mesa redonda e espelho

Agora a dica é mais voltada para apartamentos pequenos, embora funcione para os maiores também, pois o objetivo aqui é dar a sensação de mais amplitude. E quem não quer se sentir em um espaço maior, não é mesmo? Pensando nisso, a primeira questão está relacionada aos espelhos. Eles aumentam a percepção de espaço e, junto com uma boa iluminação, proporcionam sofisticação e aconchego. Se for possível, use o espelho na parede toda, do chão ao teto ― essa pode ser, inclusive, sua parede de destaque!

Outro ponto para aumentar a noção de espaço são os móveis. Neste caso, a mesa redonda para a sala de jantar é uma peça estratégica, pois deixa o ambiente mais fluído. Mas também pode-se optar por um balcão, com bancos encostados na parede.

Mesa redonda e espelho em salas de estar e jantar integradas

5 – Troque o sofá pelas cadeiras da mesa de jantar

Existem pessoas que querem integrar e ainda assim manter cada espaço com sua função definida. E há aquelas que querem levar o conceito de integração ao pé da letra. Para essas últimas, uma ótima alternativa é fazer do sofá da sala opção de assento para a mesa de jantar — mas não estamos falando do famoso canto alemão, aquela mesa com assentos estofados que ficam nos cantos dos cômodos.

O que queremos dizer é realmente trazer a mesa de jantar para dentro da sala de estar ou levar o sofá para sala de jantar, tanto faz. O importante é encontrar uma disposição para esses móveis que fique funcional para o dia a dia, mas também confortável para aquelas noites de preguiça e filme na frente da TV. Tudo vai depender do espaço que você tiver e das suas necessidades.

Sofá com mesa em salas de estar e jantar integradas

6 – Utilize tapetes para definir os espaços

Junto, mas separado! Essa é exatamente a expressão que podemos usar quando nos referimos a tapetes. Eles são ótimos para criar a sensação de limite de um espaço, mas ao mesmo tempo não constroem barreiras que impeçam o objetivo de ter as salas de estar e jantar integradas. O tapete ajuda a estabelecer uma divisão sutil de cada parte.

Você pode usar um para a sala de estar e um para a sala de jantar, iguais ou diferentes, dependendo do seu gosto e do restante da decoração. O tapete também tem a vantagem de deixar o ambiente mais acolhedor, principalmente no inverno. Lembre-se sempre, porém, do tamanho. É importante que ele esteja de acordo com a proporção de seus móveis, para não sobrar e nem faltar.

Tapetes em salas de estar e jantar integradas

Salas de estar e jantar integradas de todos os tamanhos

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e aproveite todas elas para transformar os espaços no seu apartamento! Agora, se você ainda está procurando um imóvel com o conceito de salas de estar e jantar integradas, saiba que também veio ao lugar certo! Aqui na Concretur nós temos opções de plantas que seguem essa tendência.

Acesse nosso site para conhecer os empreendimentos ou fale direto com a gente pelo formulário de contato ou pelo WhatsApp. Nossa equipe está sempre à disposição para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

Voltar

Conteúdos

Veja Também

Navegue
Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento
Decoração

Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento

Ler sobre
Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios
Construção civil

Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios

Ler sobre
Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil
Construção civil

Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil

Ler sobre
Como fazer a avaliação do imóvel: 5 pontos para analisar antes da compra
Mercado imobiliário

Como fazer a avaliação do imóvel: 5 pontos para analisar antes da compra

Ler sobre
Localização do imóvel: 5 dicas para comprar na melhor área da cidade
Mercado imobiliário

Localização do imóvel: 5 dicas para comprar na melhor área da cidade

Ler sobre

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp