Decoração

Conheça melhor e entenda as vantagens da cozinha em conceito aberto

Conheça melhor e entenda as vantagens da cozinha em conceito aberto

Depois da popularização dos programas de reformas, especialmente os americanos, um tipo de ambiente ganhou bastante destaque e, podemos dizer, acabou entrando no imaginário dos brasileiros: a cozinha em conceito aberto. Esse espaço se caracteriza por estar integrado com outro cômodo da casa, geralmente a sala de estar ou de jantar, mas também podendo ser a varanda gourmet. Os mais ousados conectam todos eles em um só!

Basicamente, a cozinha em conceito aberto não tem paredes que a separam dos outros cômodos e nem portas de acesso. Dessa forma, quem está cozinhando não fica isolado do restante da casa. Essa integração tem sido adotada tanto em apartamentos quanto em casas, independentemente da metragem. Inclusive, é uma ótima alternativa para quem mora sozinho, já que assistir televisão enquanto cozinha se torna viável.

O estilo nasceu com o movimento modernista no século 20. Para os arquitetos da época, as casas precisavam ser funcionais acima de tudo e, dentro dessa ideia, a cozinha em conceito aberto se encaixava feito uma luva. Ela podia ser integrada a outros ambientes, fazendo com que a casa ganhasse amplitude e iluminação. Isso sem falar na socialização entre os moradores que, a partir desse momento, poderia ser muito maior. Hoje em dia, esse modelo de cozinha é praticamente uma unanimidade nos projetos.

As vantagens das cozinhas em conceito aberto

O motivo para as cozinhas em conceito aberto terem caído no gosto das pessoas, principalmente aquelas que gostam de uma casa mais moderna, são os diversos benefícios que ela traz. Confira alguns deles:

1 – Permite a integração entre as áreas e a socialização entre as pessoas

Sem paredes separando a cozinha da sala de estar e de jantar, por exemplo, a comunicação e a integração com as pessoas e os outros cômodos torna- se muito mais fácil. Mesmo usando os móveis para demarcar o espaço de cada cômodo, eles não bloqueiam a visão para o restante do ambiente.

O conceito aberto facilita para quem está na cozinha conversar com pessoas na sala ou outros cômodos. Esse fator melhora o convívio familiar, pois os pais podem monitorar e interagir com os filhos que estão na sala assistindo televisão, ou conversar com os convidados enquanto preparam o jantar. Além disso, a casa fica mais dinâmica e participativa.

2 – Traz modernidade para a casa

Apesar de a cozinha em conceito aberto ter como inspiração a antiga cozinha americana, hoje em dia ela já tem um visual bem mais moderno e traz isso para toda a ambientação da casa ou do apartamento. Investindo em uma decoração bonita e móveis de qualidade, a aparência da cozinha, com certeza, ficará elegante e funcional.

Além disso, por se tratar de um jeito prático, versátil e sofisticado de organizar a casa, esse tipo de estruturação nunca sai de moda. Com o passar do tempo, ele pode até se reinventar, mudando as formas do layout, mas as paredes e as portas não voltam mais.

3 – Dá a sensação de amplitude para o espaço

A ausência de paredes dá a sensação de continuidade, sendo assim, os ambientes parecem maiores e até mesmo os menores espaços podem ser aproveitados. Para melhorar mais ainda, tanto a luz natural quanto a artificial conseguem se difundir melhor pela casa sem as barreiras de concreto. E uma boa iluminação pode ser um grande diferencial para qualquer imóvel.

4 – Ajuda a economizar energia elétrica

A ausência das paredes entre os cômodos permite que a luz natural que entra pelas janelas e portas seja distribuída por todo o ambiente que está unificado com a cozinha em conceito aberto. Isso faz com que o uso de energia elétrica não seja tão necessário, trazendo economia para os proprietários do imóvel.

5 – Comodidade para montar os ambientes

Você pode não perceber, mas as paredes podem acabar ocupando um espaço precioso em um cômodo, além de limitar o espaço dos móveis e eletrodomésticos. Uma cozinha em conceito aberto permite que os móveis sejam colocados em diferentes posições, que quando instalados com sabedoria, ainda otimizam a circulação das pessoas no ambiente.

Dicas para decorar uma cozinha em conceito aberto

Apesar da fama, a cozinha em conceito aberto ainda é novidade para muitas pessoas e, com isso, aparece a dificuldade em decorá-la. Para evitar essa dor de cabeça, veja algumas dicas que podem ser bem-vindas no momento de escolher móveis e outros objetos:

  • Invista em móveis planejados: A falta de paredes pode acabar atrapalhando no momento de instalar os armários. A solução para esse problema é investir em móveis planejados, que serão feitos de acordo com o espaço disponível para eles.
  • Otimize o espaço usando banquetas: Você pode transformar parte da bancada em uma mesa de refeições usando banquetas altas. Quando a refeição acabar, elas podem ser escondidas embaixo da mesa improvisada. Além de aumentar o número de lugares na casa, ainda ajudam a otimizar o espaço, principalmente de lugares pequenos, descartando a necessidade de ter uma mesa de jantar muito grande.
  • Faça um bar vertical: Se sua cozinha em conceito aberto tira a opção de ter um bar em casa, não há com o que se preocupar. Com nichos na vertical instalados na lateral da bancada, você pode ter um lugar especial para guardar bebidas e ainda ganhar uma decoração diferenciada.
  • Integre sua cozinha com a área de serviço: É muito comum ver em apartamentos a cozinha ficar ao lado da área de serviço, mas separadas por uma parede. Uma boa dica, que também ajuda a otimizar o espaço, é integrar os dois cômodos. Para fazer isso, conte com uma bancada grande, onde a pia da cozinha e a máquina de lavar são instaladas. O fogão e a coifa podem ser separados e colocados em uma ilha dividindo a cozinha da sala de estar ou de jantar.

E você, já pensou em ter uma cozinha em conceito aberto? Com os imóveis da Concretur essa possibilidade é totalmente viável, pois trabalhamos com plantas variadas que oferecem a integração da cozinha com a sala de estar e de jantar que você procura. Acesse nosso site para conhecer os empreendimentos ou fale direto com a gente pelo formulário de contato ou pelo WhatsApp. Nossa equipe está sempre à disposição para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

Voltar

Conteúdos

Veja Também

Navegue
Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades
Decoração

Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades

Ler sobre
Confira 4 dicas para aproveitar a sacada do apartamento de modos diferentes
Decoração

Confira 4 dicas para aproveitar a sacada do apartamento de modos diferentes

Ler sobre
Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento
Decoração

Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento

Ler sobre
Confira 5 programas de TV para inspirar na decoração da sua casa
Decoração

Confira 5 programas de TV para inspirar na decoração da sua casa

Ler sobre
Salas de estar e jantar integradas: 6 dicas para ter um espaço harmonioso
Decoração

Salas de estar e jantar integradas: 6 dicas para ter um espaço harmonioso

Ler sobre

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp