Decoração

Entenda as vantagens e desvantagens de cada tipo de piso disponível no mercado

Entenda as vantagens e desvantagens de cada tipo de piso disponível no mercado

A fase de acabamento de uma obra, independentemente se você está construindo ou reformando, é uma das mais difíceis. Quando falamos da escolha do revestimento para uma casa ou apartamento, esse trabalho é ainda mais complexo, pois além dos variados modelos disponíveis no mercado, é preciso avaliar as vantagens e desvantagens de cada tipo de piso, adaptando-os à necessidade e ao gosto do morador ou futuro proprietário do imóvel.

Para a cozinha, por exemplo, é importante escolher um revestimento que seja durável e fácil de limpar e manter. No banheiro, o ideal é optar por materiais que resistam ao contato diário com água e umidade. Para a área social e os quartos, a procura deve ser por aconchego, com alternativas que tragam conforto acústico e térmico.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de piso

Para ajudar você nessa avaliação das vantagens e desvantagens de cada tipo de piso, reunimos aqui as opções mais comuns usadas para fazer o acabamento em casas e apartamentos. Veja quais deles se encaixam melhor nas suas necessidades!

1 – Piso de madeira

O revestimento de madeira pode ser feito de várias espécies de árvores, como carvalho, bordo, ipê, cumaru, entre outras. No geral, as pessoas adoram pisos de madeira, principalmente porque ficam ótimos em qualquer estilo de casa com qualquer decoração. Uma de suas principais características é que ele traz conforto para os ambientes, pois consegue manter a temperatura amena. Ele é bastante fácil de limpar: basta varrê-lo com regularidade e limpá-lo com pano úmido sempre que alguém derramar algo.

  • Vantagens – não quebra (ou raramente acontece) e, com os cuidados certos, não mancha e mantém seu aspecto natural por muito tempo. Também é um tipo de piso muito durável, uma vez que pode ser lixado até cinco vezes para remover arranhões na superfície ― a manutenção pode ser feita, em média, a cada 10 anos.
  • Desvantagens – o processo de instalação é mais demorado que as outras opções e sua limpeza deve ser feita com cuidado, com produtos específicos, sem excesso de água. Aliás, o piso de madeira não deve ficar exposto à água ou à umidade, pois pode entortar, expandir ou amassar, danificando a estrutura. Lembre-se que estamos falando de matéria-prima orgânica, sensível a esse tipo de intervenção e de alguns tipos de insetos, como os cupins. Fique de olho e trate a madeira ao menor sinal de uma infestação.

2 – Cerâmica

A cerâmica é um tipo de revestimento que conta com uma variedade enorme de modelos, com cores, tamanhos, estilos e até texturas diferentes. E, por isso, ela tem a versatilidade de poder ser instalada tanto em áreas internas quanto externas.

  • Vantagens – possui vários modelos, cores e tamanhos, é um piso fácil de limpar, resistente a água e manchas. Sua instalação também é realizada facilmente. Por conta da durabilidade, o custo-benefício vale a pena.
  • Desvantagens – é um piso escorregadio, não recomendado para casas com idosos e crianças. Ele também pode lascar e quebrar facilmente. Além disso, tem a característica de ser frio e úmido, então não combina muito com lugares de clima mais ameno, pois pode gerar desconforto térmico.

3 – Porcelanato

O porcelanato é um tipo de cerâmica, só que composto por materiais nobres. Ele também tem diversas opções de modelos e, por isso, preços variados. Nos últimos tempos, tornou-se bastante popular como revestimento para o piso, pois carrega sofisticação para o ambiente, uma vez que é muito agradável aos olhos.

  • Vantagens – sua instalação é fácil. Por ter uma grande variedade de modelos, que imitam pedra, madeira, cimento e outras texturas, sua durabilidade é alta e pode ser aplicado em qualquer ambiente da casa.
  • Desvantagens – perde o brilho facilmente e é suscetível a manchas e riscos. Além disso, é um piso frio, não dando o conforto térmico que outros pisos, como a madeira, oferecem.

4 – Laminado

O laminado é bastante interessante, pois vai bem com praticamente todo tipo de decoração. Prático para instalar e limpar, tem excelente custo-benefício.

  • Vantagens – geralmente, o laminado imita madeira, por isso apresenta uma variedade de cores e texturas considerável. Seu preço é bem mais em conta que o porcelanato e a cerâmica, além de ter uma instalação fácil e rápida, sem sujeira, pois no geral é feita por meio de encaixe e fixada com o rodapé. Também dão conforto térmico e trazem aconchego no inverno.
  • Desvantagens – não resiste à água. Se ocorrer contato direto, pode deformar, descascar e desbotar. É um piso para áreas internas como salas e quartos, não deve ser instalado em banheiros e cozinhas.

5 – Vinílico

O piso vinílico tem a proposta de minimizar as dores de cabeça de uma obra. É fabricado em PVC com minerais e pode ser instalado em qualquer ambiente interno. Para quem mora em apartamento é uma boa pedida, pois ele ajuda no isolamento acústico, proporciona conforto em qualquer estação do ano, com qualquer temperatura.

  • Vantagens – é prático para ser instalado. Também não acumula poeira, tem um preço bastante acessível e pode ser encontrado em uma variedade bem grande de cores e texturas.
  • Desvantagens – apesar da facilidade na instalação, requer mão de obra especializada, pois caso algo saia errado, o piso pode ficar marcado ou diminuir sua durabilidade, que, aliás, é menor que outras opções apresentadas aqui, tendo que ser trocada, em média, a cada 15 anos (o de madeira dura até 50 anos sem troca).

Esperamos que você tenha entendido as vantagens e desvantagens de cada tipo de piso e aproveite todas as informações na hora de escolher o revestimento para a sua moradia. Ah, e saiba que todas as alternativas de pisos são viáveis também para apartamentos, sempre levando em consideração, claro, as orientações sobre ambiente interno e externo, para um melhor aproveitamento dos materiais.

Agora, se você estiver procurando um apartamento, pode falar com a gente. Aqui na Concretur, temos diversas opções que também são tendência de mercado, como ótimas localizações centrais e imóveis com amplos espaços abertos. Acesse nosso site para conhecer os empreendimentos ou fale direto com a gente pelo formulário de contato ou pelo WhatsApp. Nossa equipe está sempre à disposição para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

Voltar

Conteúdos

Veja Também

Navegue
Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades
Decoração

Apartamento garden: mais espaço aberto traz mais possibilidades

Ler sobre
Como garantir o conforto térmico dentro do apartamento no verão
Decoração

Como garantir o conforto térmico dentro do apartamento no verão

Ler sobre
Confira 4 dicas para aproveitar a sacada do apartamento de modos diferentes
Decoração

Confira 4 dicas para aproveitar a sacada do apartamento de modos diferentes

Ler sobre
Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento
Decoração

Confira 5 dicas de como organizar o home office no apartamento

Ler sobre
Confira 5 programas de TV para inspirar na decoração da sua casa
Decoração

Confira 5 programas de TV para inspirar na decoração da sua casa

Ler sobre
Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios
Construção civil

Fachada ventilada: entenda como funciona e quais são seus benefícios

Ler sobre
Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil
Construção civil

Saiba por que a manta acústica é um diferencial na construção civil

Ler sobre

Contato

Fale conosco e tire suas dúvidas!

(48) 3413-8296 | 99669-6576
comercial@concretur.com.br
Rua São Martinho, 615, sala 01 - Santa Augusta, Criciúma/SC. CEP: 88805-360 Ver no mapa
Contato via WhatsApp